"O cotidiano será, um dia ou outro, a escola da desalienação" (Milton Santos)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Formatura da Primeira Turma do PRONATEC-Campo na EMS


       No dia 29 de agosto, festejamos a formatura do primeiro curso oferecido na Escola Milton Santos via PRONATEC-Campo, em parceria com o Instituto Federal do Paraná, Campus de Paranavaí. O Curso de Atendente de Nutrição, com ênfase em Alimentação Saudável, iniciou no dia 10 de junho e teve 4 etapas, sendo oferecido em regime de alternância (tempo escola e tempo comunidade).     


 
Aulas teórico práticas durante as etapas.
       Formaram-se 29 camponeses de áreas de reforma agrária, que poderão atuar com mais qualidade nas escolas, cooperativas e comunidades assentadas. Devido ao interesse dos formados e da demanda das comunidades, em 2014 pretende-se dar continuidade à parceria, com o curso de "Manipulador de Alimentos", ainda em negociação.

 Ornamentação do ambiente para a cerimônia de formatura

        Na formatura estiveram presentes a profa. Valeriê Inaba, coordenadora-adjunta do PRONATEC no IFPR, do Campus Paranvaí, e a professora Rafaela Rossi Marques, nutricionsta, quem ministrou o curso, além de familiares dos formandos e da comunidade da Escola Milton Santos





 Na mesa, Valeriê Inaba (IFPR) e Nilciney Toná (EMS),
e os formandos da turma Irmã Dorothy.


Agradecimento da turma à profa. Valeriê Inaba


    A cerimônia de formatura, que contou com mística e teatro, foi seguida de um jantar de confraternização.

 Mística

 Teatro apresentado por jovens de assentamentos


 Jantar de confraternização.


         Conforme destacou Nilciney Toná, da coordenação da escola, para os movimentos sociais, não se trata de qualificação profissional na perspectiva de disputar vagas no mercado de exploração do trabalho, mas da formação para o trabalho no sentido de desenvolver conhecimentos e habilidades que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida nas comunidades da reforma agrária, e para o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas.
          Parabéns aos formados e a todos os que contribuíram para a construção do curso!


"Soberania alimentar, é a nossa autonomia! Valorizar a vida com agroecologia!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário