"O cotidiano será, um dia ou outro, a escola da desalienação" (Milton Santos)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

LANÇAMENTO DA REDE PARANAENSE DE PESQUISA EM AGROECOLOGIA EM MARINGÁ CONTA COM PARTICIPAÇÃO DA EMS



No dia 26 de setembro foi lançada em Maringá, na Universidade Estadual de Maringá, a Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia, em evento organizado pelo Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável-NADS. A rede foi constituída no final de agosto, com o objetivo de potencializar o esforço de pesquisa em agroecologia. O esforço inicial da nova organização vai se concentrar na identificação das organizações e pessoas que vêm desenvolvendo investigações científicas nesse campo, levantamento das necessidades de estudos e a disseminação das informações já existentes.


Mesa de abertura do ato de lançamento, com representantes 
da UEM, do IAPAR e do CPRA.


Diversas entidades integram a Rede: IAPAR, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia-CPRA, EMATER; Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social -IPARDES; EMBRAPA; Universidade Estadual de Londrina-UEL; Universidade Estadual de Maringá-UEM (com participação de diversos departamentos e grupos, destacando-se o NADS); Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP; ; Instituto Tecnológico Federal, de Ibiporã; Rede Ecovida; ITAIPU; Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor-CAPA; diversas associações de agricultores, entre elas a Associação de Produtores Orgânicos de Maringá-APOMAR e a Associação Vale Vida; além do MST e duas empresas sociais da reforma agrária - Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória-COPAVI e Cooperativa Mista de Agroindustrialização, Comercialização e Reforma Agrária União-CORAU. E por fim, também a Escola Milton Santos de Agroecologia, que esteve presente no ato. A rede tem também parceria com instituições de fora do Paraná: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ/USP; Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e Universidade da Califórnia/Davies.

 

A Rede tem um Comitê Gestor, formado por um representante do IAPAR, sendo atualmente o pesquisador Dirk Ahrens, e por um representante do CPRA, pesquisador Márcio Miranda.

A entidade está discutindo a realização do I Congresso Paranaense de Agroecologia, para o primeiro semestre de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário