"O cotidiano será, um dia ou outro, a escola da desalienação" (Milton Santos)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Encerrada 2a. Etapa de Tempo-Escola do Curso de Pedagogia do Campo



Encerrou na sexta- feira, dia 2 de novembro, a segunda etapa de Tempo-Escola/Universidade do curso de Pedagogia para Educadores do Campo, parceria entre a Universidade Estadual de Maringá-UEM, em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e  a Escola Milton Santos, com apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Os 31 educandos, de comunidades de beneficiários da Reforma Agrária dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, estavam em Tempo Escola/Universidade desde o dia 9 de setembro - tendo na UEM o espaço de estudo e pesquisa (salas de aula, biblioteca, laboratórios e museu), e na Escola Milton Santos seus tempos e espaços educativos, com a prática da auto-gestão, da convivência, do estudo e do trabalho. 
 
Esta etapa teve vários momentos marcantes, dentre os quais podemos destacar:

1) Viagem Pedagógica  - II Festival de Artes das Escolas de Assentamentos do Paraná
De 07 a 10 de outubro, a turma de Pedagogia do Campo esteve em Curitiba – Paraná, na atividade promovida pela Rede Escolas de Assentamentos de Reforma Agrária-REARA. Participaram do evento cerca de 2 mil estudantes de 50 escolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  



 A turma de Pedagogia para Educadores do Campo foi convidada a integrar-se à Comissão Organizadora do evento e iniciou os trabalhos já no dia 6 de outubro, nas atividades de secretaria do evento e monitoria (orientação e acompanhamento às escolas participantes).

Educandas da turma no Ginásio Tarumã, durante o festival.



Para mais informações sobre o festival, clique aqui.


2) Seminário “Clássicos da Pedagogia - Anton Makarenko”
No dia 19 de outubro o Coletivo de Acompanhamento organizou o seminário com a professora e jornalista Cecília da Silveira Luedmann, autora do livro “Makarenko, vida e obra: a pedagogia da revolução”. A turma teve um intenso processo de preparação ao seminário, com orientação da professora Dra. Marta Chaves, da disciplina de Literatura e Linguagens, lendo e debatendo textos do autor.
A obra estudada e 
debatida com a autora.

A professora resgatou o momento histórico em que se produziu esta rica experiência pedagógica, bem como a trajetória pessoal de Makarenko, elencando suas principais contribuições.


Anton Makarenko, Máximo Gorki e educandos da colônia, 
  em 1928. Fonte: Associazione Italiana Makarenko.

De acordo com o relato de uma das educandas da turma:

“As contribuições de Makarenko vem de encontro a nossos anseios, no sentido da preposição da escola coletividade, de uma formação integral do ser humano nas suas dimensões, do trabalho como principio educativo e principalmente de uma educação humanizadora e emancipadora da classe trabalhadora. A escola precisa ser em todo seu tempo e espaço organizada para proporcionar a criança uma educação humanizadora. É necessário pensar o ensino com competência, disciplina e rigor, estes são elementos essenciais neste processo, assim como a organização, o planejamento, a apropriação do conhecimento científico, construído historicamente pela humanidade em busca de formar sujeitos ativos, criativos e construtores da historia que em conjunto com outros sujeitos faz e refaz a história”.

Cecília Luedmann autografando livros.
            

3) Seminário “Complexos de estudo – Fundamentos da experiência pedagógica e curricular da Escola Itinerante”
  No dia 22 de outubro, o Coletivo de Acompanhamento organizou o seminário com o professor e pedagogo Valter Leite, com o apoio da professora da disciplina de Currículos e Programas Dra. Rosângela Célia Faustino. O professor Valter destacou que “a escola não é preparação para a vida, mas está nela, participa da vida e deve desenvolver seu trabalho educativo considerando suas variadas dimensões. (...) Entretanto, a ligação com a vida que se propõe não significa abandonar a ciência, o conhecimento”.

           O professor Valter Leite durante o seminário.

           Para saber mais sobre as Escola Itinerantes, acesse o link.


            Alguns outros momentos marcantes da etapa estão registrados nas fotos abaixo:

                                                  Apresentação de balé - disciplina de Literatura e Linguagens.


 Mística durante o tempo-formatura.

A turma com o professor de Questão Agrária, Elpídio Serra.

Projeto na Ciranda Infantil da Escola Milton Santos
 - profa. Marta Chaves.

Orientação dos trabalhos do tempo-comunidade no último dia da etapa.

Mística de encerramento da etapa.

Sendo um curso organizado em regime de alternância, os educandos iniciaram em seguida o Tempo Comunidade, que é um

tempo de formação intencional que implica na reflexão crítica sobre o que, como, para que e com quem se aprende. O Tempo Comunidade se realiza por meio de projetos educativos, em que a educação deve estar vinculada ao mundo vivido dos sujeitos e a um projeto de desenvolvimento sustentável (PRONERA, 2012, p. 111)”.

Neste Tempo Comunidade, os educandos tem tarefas de leitura dirigida, pesquisas de campo e intervenções junto às escolas do campo, além de darem continuidade à participação ativa na vida das comunidades e às suas atividades de camponeses e/ou professores das escolas.

O primeiro Tempo Escola/Universidade ocorreu nos meses de abril e maio deste ano; serão 8 etapas no total, com previsão de encerramento no final de 2016. 

PARA SABER MAIS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO UEM/PRONERA/EMS, CLIQUE AQUI



        


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