"O cotidiano será, um dia ou outro, a escola da desalienação" (Milton Santos)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Comercialização de Produtos da Reforma Agrária




                Além das atividades de escolarização, formação, capacitação e produção, a Escola Milton Santos cumpre também o papel de comercializar produtos da Reforma Agrária, de diferentes maneiras:

1.       LOJA DA REFORMA AGRÁRIA
A Loja da Reforma Agrária funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 h e das 14 às 17h30, na própria escola, no bloco central (refeitório/plenária). Lá se pode encontrar produtos diversos das cooperativas dos assentamentos, como chá e erva-mate, melado, açúcar mascavo, mel, suco de uva e doces, dentre outros; além de livros da editora Expressão Popular e de materiais de divulgação dos movimentos sociais populares (como bonés, camisetas, bolsas, etc.). A renda é revertida para custear o funcionamento da escola.







2.       FEIRAS
A escola Milton Santos-EMS comercializa a produção da sua horta na feira do produtor em Paiçandu, que ocorre às terças no Jardim Pioneiro, e às sextas no ginásio de esportes, das 17 às 20 horas. Além da produção própria, a barraca da EMS comercializa também outros produtos da Reforma Agrária. 

 Faixa da barraca da escola para feira do produtor em Paiçandu.

Tabela: Produção mensal da horta agroecológica comunitária da Escola Milton Santos comercializada na feira em Paiçandu
Produto
Quantidade
Unidade
Alface
770
pés
Almeirão
240
pés
Cebolinha
480
pés
Salsinha
320
pés
Rúcula
240
pés
Couve
240
pés
Espinafre
120
pés
Coentro
160
pés
Serralha
120
pés
Pimenta
40
kg
Beterraba
20
kg
Cenoura
20
kg
Rabanete
20
kg
Abóbora
160
Unid.
Vagem
20
kg
Maxixe
20
kg
Mandioca
160
kg
Batata-doce
160
kg
Limão
20
kg
Maracujá
160
kg
Fonte: Setor Administrativo da EMS – novembro 2012.

A produção relacionada na tabela acima é aquela comercializada na feira. A horta abastece também o refeitório comunitário da escola.
A EMS também participa das reuniões para a implantação de uma feira semanal na Universidade Estadual de Maringá-UEM; e está negociando sua entrada na Feira do Produtor de Maringá, às segundas-feiras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário