"O cotidiano será, um dia ou outro, a escola da desalienação" (Milton Santos)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tem início o primeiro curso do PRONATEC-Campo da Escola Milton Santos





            No dia 10 de junho teve início o primeiro curso do PRONATEC-Campo da Escola Milton Santos. Promovido em parceria com o Instituto Federal do Paraná-Campus de Paranavaí, na modalidade FIC-Formação Inicial Continuada, o curso “Atendente de Nutrição”, com carga horária de 240 horas, será ofertado em regime de alternância (Tempo Escola e Tempo Comunidade) e de acordo com os princípios da Educação do Campo.



O curso surgiu da demanda por formação de profissionais que atuam nas escolas públicas dos assentamentos e nos espaços comunitários do campo, que se capacitem a contribuir na elaboração de cardápios, na orientação para alimentação saudável, na preparação de alimentos e na conscientização comunitária sobre a alimentação saudável e saúde preventiva.
            O curso está organizado em 4 etapas; a primeira etapa do Tempo Escola aconteceu de 10 a 15 de junho; as demais estão previstas para os meses de julho, agosto e setembro. Haverá também atividades orientadas para o Tempo Comunidade.
         A matriz curricular está organizada de modo a contemplar temas referentes a modelos de produção nos assentamentos, bases teórico-práticas para uma alimentação saudável e organização da produção para alimentação saudável.





 Aulas teórico-práticas





      Inscreveram-se 41 pessoas e efetivaram a matrícula 30 educandos, oriundos de assentamentos e acampamentos de diversas regiões do Paraná. Na primeira etapa de Tempo Escola, 6 crianças acompanharam suas mães, acolhidas na Ciranda Infantil “Sementes da Esperança”, com atividades de recreação.
       Além das aulas teóricas e práticas, a etapa contou também com momentos dedicados à cultura camponesa, incluindo uma noite cultural de integração e confraternização.
 


 Ornamentação e mística

        Nesta primeira etapa, os educandos e educandas também escolheram o nome de turma: Irmã Dorothy, em homenagem à missionária Dorothy Stang, assassinada a mando de latifundiários e madeireiros em 2005.



"Soberania alimentar, é a nossa autonomia! Valorizar a vida com agroecologia!"






Nenhum comentário:

Postar um comentário